Pages

Banner 468 x 60px

 

terça-feira, 19 de junho de 2012

ARTE INTEGRADA À CULTURA

0 comentários

Cei Mirassol - 1ºD

 A primeira questão que se impõe em relação à arte produzida pelos indígenas é como defini-la ou caracterizá-la entre as demais atividades. Melhor explicando: ao dizermos que um objeto indígena tem "qualidades artísticas", estamos utilizando nosso próprio ponto de vista e alendo-nos de critérios da nossa civilização, e não da cultura indígena.
 Para eles, qualquer que venha a ser a finalidade do objeto, ele deve ser executadode modo que o resultado seja perfeito. Nessa perfeição, que às vezes vai além da finalidade, reside a noção indígena de beleza.
 Objetos indígenas com diferentes finalidades - uma lança cerimonial, um escudo cerimonial ou um bando - podem ser considerados criações artísticas porque são objetos cuja beleza resulta de sua perfeita realização.
 Outro aspecto importante da arte indígena é que ela representa mais as tradições de sua comunidade do que a personalidade de quem a faz. Por isso, os estilos da pintura corporal, do trançado com fibras e da cerâmica variam significativamente de um povo para outro. Assim, mais que uma "arte indígena", existem "artes indígenas", já que cada povo produz obras muito particulares, de acordo com sua viência.

0 comentários:

Postar um comentário